PROJETO - ESTRUTURA E DESCRIÇÃO DO PROJETO - MODULO III

 

Pesquisa e Intercâmbio Científico

 O projeto visa construir e implementar um modelo inovador de parceria entre o setor privado e a academia, capaz de apoiar o desenvolvimento de pesquisas, a geração de conhecimento e sua difusão regional. O desenvolvimento de pesquisas representa a garantia de geração permanente de conhecimento sobre o cerrado e a calibração do projeto em sistema de rotina. Da mesma maneira, o conhecimento sobre o cerrado na área de influência da Fazenda Meia Noite pode se constituir em um importante ponto de partida para Programas Regionais de Educação e Sensibilização Ambiental e para a consolidação de um acervo que possa representar fonte permanente e accessível de consulta a escolas da região, pesquisadores, observadores de pássaros e demais interessados sobre a temática ambiental.

Assim, o Módulo de Pesquisa objetiva a geração de dados e informações sobre o cerrado e o desenho de parcerias, em caráter regular, com instituições de pesquisa, principalmente do Estado de Goiás e do Distrito Federal, no sentido de apoio ao desenvolvimento de dissertações de mestrado e teses de doutorado dirigidas à obtenção de dados e informações sobre a biosociodiversidade associada a este bioma, no sentido de composição de acervo e publicações.

Para tal, o módulo se desenvolverá segundo as seguintes atividades:

•  Mapeamento de demandas de dados e informações, pesquisas e instituições envolvidas com a temática de proteção do cerrado e inclusão social na área de influência da Fazenda Meia Noite;

•  Apoio ao desenvolvimento de dissertações e teses na Fazenda Meia Noite a partir da parceria com instituições de pesquisa preferencialmente da região.

•  Construção de Acervo Técnico sobre o Cerrado.

•  Levantamento de Flora.

•  Levantamento de Fauna, com ênfase à Avifauna, Mamíferos e Ictiofauna.

•  Levantamento e Monitoramento de Qualidade da Água.

•  Levantamento de Manifestações Culturais Regionais.

•  Levantamento Sócio Econômico e Ambiental.

•  Levantamento de Percepção Ambiental.

A implantação de um sistema permanente de parceria para a difusão e intercâmbio de dados e informações sobre o cerrado com o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e demais áreas protegidas privadas da região (RPPNs), constitui também importante diretriz do projeto.

Este módulo se articula estrategicamente com o Módulo de Educação e Sensibilização Ambiental, uma vez que as informações geradas poderão também apoiar a construção de acervos educativos nas escolas regionais, bem como inspirar leituras de eventuais visitantes da Fazenda Meia Noite.

As informações geradas sobre a área poderão, também, inspirar a elaboração de publicações pedagógicas de difusão mais ampla, bem como apoiar a realização de eventos educativos.

 

 

 

 



.... 2009 - Todos os direitos reservados ....
.