PROJETO - ESTRUTURA E DESCRIÇÃO DO PROJETO - MODULO I

Educação e Difusão Ambiental

 

Este módulo tem o objetivo de promover a valorização do cerrado, o resgate da cultura local e a difusão de informações ambientais, contribuindo, assim, para a sensibilização das populações que habitam o entorno da fazenda e os visitantes da mesma, e, conseqüentemente, para o engajamento no processo de proteção da biodiversidade regional. O módulo envolverá as seguintes etapas:

•  Implantação de um Centro de Informação do Cerrado na Fazenda Meia Noite, envolvendo um acervo de dados, informações, bibliografia básica, teses e dissertações, mapas, de modo a assegurar uma base de consulta permanente.

•  Organização de um evento anual de Educação Ambiental (na semana do Meio Ambiente), envolvendo alunos e professores da região, com base na valorização da cultura local e do patrimônio natural da região, tendo como ponto focal a escola de Garimpinho. Este evento deverá ter um caráter lúdico e gerar diagnósticos e/ou avaliações permanentes de demandas para projetos futuros.

•  Organização de uma "Biblioteca Ambiental" na escola de Garimpinho. A biblioteca, além do caráter informativo, terá um caráter de incentivo à leitura e à pesquisa.

•  Geração de Material didático e capacitação de Professores sobre o Cerrado, Biodiversidade e Potencialidades para o desenvolvimento regional.

•  Promoção de visitas guiadas regulares (trilhas interpretativas) para crianças e jovens da região, de maneira a promover o intercâmbio da fazenda com a comunidade local.

•  Elaboração de diagnóstico sobre a história do local, as manifestações culturais, que ajudem a orientar as atividades do projeto no sentido da "valorização cultural".

•  Promoção do "Day Use" na fazenda, com enfoque educativo. Esta atividade será promovida com base nos princípios de turismo sustentável, mas com enfoque prioritário em educação/sensibilização ambiental.

 

 

 



.... 2009 - Todos os direitos reservados ....
.