A FAZENDA MEIA NOITE


A Fazenda Meia Noite localiza-se na Serra da Meia Noite ( Localização pelo mapa Google Earth 14 21.70' S, 47 53.71' W ), no município de Niquelândia, Goiás (vide Mapa 3). No Anexo 1 está inserido o Mapa da Fazenda Meia Noite (Mapa 4), que mostra as características físicas da fazenda (relevo, vegetação, hidrografia, etc.). Esta propriedade, com 1.200 hectares (500 alqueires), localiza-se no alto da serra do mesmo nome. Do platô mais alto da fazenda, a 1100m de altitude, é possível avistar toda a região, c om uma visão de 360 graus, alcançando mais de 60 km de distância, passando a represa Serra da Mesa . O local é propício para apreciação da paisagem e para meditação. Além disso, conforme demonstrado no mapa 1, a Fazenda Meia Noite pertence a uma das áreas de maior importância biológica e de maior prioridade de ação (extremamente alta). Este fato reforça ainda mais a necessidade da ação imediata.

Um estudo, realizado em 2001, pelo Instituto Peabiru, levantou as seguintes espécies avistadas na Serra da Meia Noite: AVES (asa branca, coruja buraqueira, curicaca, garça cinza, gralha, quero-quero, siriema, socó, urubu rei, andorinha, beija-flor, cambacica, corruíra, gavião belo, gavião carcará, joão-de-barro, pássaro-preto, pica-pau-do-campo, rolinha-caldo-de-feijão, rolinha cinza, sabiá, sanhaço, suindara, (coruja gigante), papagaio, tiriba e maracanã); RÉPTEIS (cágado, rã gia gigante, jararaca-malhada-cascavel). Há informações que há ema, tatu-peba, tatu verdadeiro, macaco prego, macaco guariba, lobo guará e lobinho, bem como araras azuis. Destas espécies, algumas estão em processo de extinção (ex: tiriba).

A Serra da Meia Noite é parte de um maciço geológico popularmente conhecido como "Chapada dos Veadeiros". Esta região é rica em cristais de quartzo, sendo considerada pelos esotéricos como "captadora de energia". Esta última alcança altitudes de mais de 1.700m, sendo que o ponto mais alto da Serra da Meia Noite deve estar próximo a 1.200m. Além dos cristais de quartzo, que propiciam a prática do esoterismo, a Fazenda Meia Noite possui vários outros atrativos, do ponto de vista turístico: caminhadas, trekking, cavalgadas, banhos de cachoeira, entre outros.

Segundo o estudo, na Serra da Meia Noite o clima é ameno e caracterizado por duas estações - verão (seca, de maio a outubro) e inverno (chuva, de novembro a abril). Na prática seis meses de seca e seis meses de verde. O verão pode apresentar umidade relativa do ar muito baixa, chegando até 10%, o que torna a exercitação mais difícil.

Em termos de vegetação, na Serra da Meia Noite, o Cerrado encontra-se bastante alterado nas áreas planas, de onde se retirou toda a madeira de lei. Nas encostas e áreas altas o estado de conservação é razoável. É notável a reincidência do fogo tornando o Cerrado "mais sujo" e ampliando a área de presença de gramíneas.

 



.... 2009 - Todos os direitos reservados ....
.